Notícias
Tendências de iluminação profissional para 2021
Notícias

Tendências de iluminação profissional para 2021

Todos os anos, novas tendências surgem em todos os segmentos do mercado. Elas informam o que será utilizado no decorrer do ano para que empresas e consumidores fiquem por dentro.

No mundo da moda, por exemplo, as tendências mudam de acordo com a estação. Na arquitetura, a cor do ano aponta a tendência que será seguida. No mercado de iluminação e decoração não é diferente.

Saiba quais são as tendências de iluminação profissional para 2021 no conteúdo a seguir.


Projetos luminotécnicos: uma ferramenta que não sai dos holofotes

O estudo e inclusão de projetos luminotécnicos, seja em obras residenciais, seja em comerciais ou industriais, é uma tendência que está se mantendo com o passar dos anos. Provavelmente este fato está ligado aos inúmeros benefícios que eles agregam aos ambientes onde são utilizados.

Esses projetos têm como principal função solucionar problemas de iluminação, alinhando eficiência, economia e estética. Esses estudos podem ser realizados em ambientes internos e externos, atendendo às necessidades e entregando experiências melhores aos usuários. 

A execução desses projetos considera diversos fatores, como a função que o ambiente terá, a medida do pé direito, as cores que serão utilizadas na decoração, as paredes, os revestimentos, as luminárias, e é baseado em cálculos do nível de iluminação para atingir um conforto visual.

Projetos luminotécnicos aumentam a funcionalidade dos espaços e economia com gastos em energia elétrica.

Para saber mais sobre Projetos Luminotécnicos, leia o conteúdo que preparamos sobre a importância desses projetos.

O conforto visual trazido por esses projetos, com toda a certeza, é um dos grandes benefícios, e que nunca deixará de ser uma tendência que contribui diretamente para a qualidade de vida, bem-estar e saúde dos usuários.


Luminárias e design de interiores, tendências para 2021

Quando o assunto é iluminação, não é novidade que os modelos de LED não saem do topo da lista de tendências. A diversidade de formas, cores e potência da sua iluminação entrega elegância, eficiência e economia.

O custo/benefício das lâmpadas de LED, quando comparado a modelos convencionais, também acaba sendo o melhor para qualquer tipo de projeto.

O LED é produzido por materiais que podem ser 100% recicláveis e são sustentáveis, pois não possuem metais pesados em sua composição. 

Por esses motivos, o investimento para a compra desses modelos é maior no primeiro momento, porém, as lâmpadas de LED são mais eficientes e requerem um número menor de manutenção e trocas.

Elas apresentam um custo/benefício superior ao de lâmpadas incandescentes ou fluorescentes também quanto ao consumo de energia. Boa parte da corrente elétrica que passa pela lâmpada é transformada em luz, e não em calor. 

Além disso, o fluxo luminoso das luminárias de LED é superior a modelos convencionais, podendo ser superior a 150 LM/W. O fluxo luminoso está ligado à produção e estabilidade da luz.

Mas, afinal, qual a tendência que irá se aliar às lâmpadas de LED em 2021?

Se a resposta foi luminárias, você acertou em cheio. Modelo em formatos geométricos e traços retos estão em evidência, ainda mais para os amantes de um estilo sofisticado.

Luminárias que carregam esse design possuem a vantagem de estarem disponíveis para compra em diversos formatos, como pendentes, arandelas, de mesa ou de chão, adaptando-se perfeitamente a sua necessidade.

Se o seu estilo não bate com o de luminárias geométricas, não tem problema. Modelos curvilíneos também vieram com força para trazer um toque de elegância ao seu projeto. As linhas, formatos e traços abstratos dessas peças agregam personalidade ao ambiente.

Curvas, círculos, linhas ondulares e até mesmo um design todo emaranhado estão em alta neste ano, principalmente quando combinadas ao minimal, uma tendência atemporal na decoração. Inovação e modernidade em formas simples, lineares e ultrafinas.

A luz natural, através de portas e janelas de vidro ou clarabóias, faz o ambiente mais agradável e bem iluminado, além de te ajudar a economizar.

Pontos de luz periféricos, iluminação indireta, perfis de LED e iluminação no frame, retrô e industrial também fazem parte da lista de tendências.


Linhas profissionais e melhores produtos: Eficiência e economia

A automatização de tarefas do cotidiano é um mercado em ascensão. Os avanços e estudos tecnológicos chegaram ao segmento da iluminação e têm ganhado espaço.

A iluminação inteligente contribui para a economia de energia e traz ainda mais facilidades para os usuários do espaço. Seja por conectividade Bluetooth, seja por Wi-fi, controlar a iluminação dos ambientes remotamente tornou-se a menina dos olhos em projetos, o que está conectado também a imprimir a personalidade do usuário ao local e torná-lo cada vez mais funcional.

A Zagonel possui linhas específicas para atender às suas necessidades, como comercial, industrial, pública ou residencial. 

São diversos modelos com potências e designs diferentes, além de contar com o Driver Zagonel para proteção de sobrecorrente e sobretensão. Os modelos oferecem ainda a quantidade de iluminação exata para gerar conforto, bem-estar e carregam design, eficiência, inovação e eficácia luminosa com alto contraste.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades e tendências desse mercado. Siga a Zagonel no Instagram.



Veja também:
Notícias
Saiba porque as luminárias Zagonel são mais eficientes.
Ler mais
Notícias
Iluminação em ambientes industriais e comerciais: Qual sua influência na produtividade e qualidade
Ler mais
Notícias
Iluminação comercial: conheça seus benefícios
Ler mais