Notícias
Redução de custos em infraestrutura: como economizar com qualidade e segurança
Notícias

Redução de custos em infraestrutura: como economizar com qualidade e segurança

A competitividade das empresas deixou de ser um fator exclusivo de âmbito de mercado. A verdade é que todos os processos internos e externos adotados por ela podem ter um impacto em seu posicionamento.

Um dos grandes desafios atuais é encontrar uma forma de reduzir custos sem perder a qualidade e a segurança, principalmente no que tange à aquisição de materiais para a infraestrutura. 

Dessa forma, olhar esse panorama de maneira mais ampla, buscando lacunas de atuação para ações que realmente forneçam economia para a empresa é essencial. Para um gestor ou supervisor de manutenção, por exemplo, pode ser um divisor de águas em relação aos resultados reais. 

Selecionamos ações práticas que você pode implementar na sua empresa que auxiliam na redução de custos em infraestrutura, economizando com qualidade e segurança! 


Cultura de economia

Para que uma ação tenha real sucesso nas empresas, o maior desafio do gestor geralmente está na adesão da equipe à implementação. 

A resistência à mudança é natural, afinal, temos um “pé atrás” com coisas novas, principalmente se a forma como fazemos atualmente, em nossa percepção, funciona bem. 

Assim, é preciso trabalhar a cultura da economia, da redução de custos, como um diferencial que traz, de fato, mais produtividade ao trabalho e, consequentemente, mais resultados para a empresa. 

Impressões desnecessárias, luzes ligadas em ambientes que não estão sendo utilizados, uso de canecas e copos próprios e não descartáveis, revisão de serviços contratados são algumas ações que podem ser analisadas pelas empresas em busca dos benefícios da redução de custo sem impacto na qualidade e na segurança.


Locação de equipamentos

Você sabia que empresas que trabalham com locação de equipamentos podem desfrutar de benefícios fiscais? Essa é somente uma das formas de reduzir custos por meio da locação de equipamentos. 

Há, ainda, empresas que chegaram a registrar até 30% de economia em diversos âmbitos e setores por meio dessa prática, que tem se tornado uma tendência de mercado.. 

Alugar determinados equipamentos necessários permite que a empresa tenha à disposição o material conforme a sua demanda, podendo aumentar ou diminuir de acordo com seu momento. 

Assim, você pode evitar o desperdício de material dos mais diversos fins, reduzindo custos e mantendo a qualidade. 


Gestão da manutenção

Muito mais do que somente fazer a manutenção de equipamentos e instalações, é preciso gerir essa prática de maneira correta e otimizada. 

Cada equipamento que para de funcionar pode custar milhares de reais no faturamento de uma empresa. Assim, manter o cronograma de manutenção é essencial e se enquadra também como uma ação de redução de custos

É claro que é preciso também investir em equipamentos de alta qualidade, que sejam duráveis e que proporcionem segurança à estrutura física da empresa e também a sua equipe. 

Um planejamento, com documentação de manutenção, por exemplo, é importante para essa gestão.


Controle de estoque

Material em estoque há bastante tempo é dinheiro parado. E dinheiro parado, na economia atual, é sinônimo de desperdício!

Seja material de uso diário da equipe ou de manutenção de máquinas, todo estoque precisa - assim como a manutenção - de gestão recorrente. 

O controle de estoque, além do olhar para dentro da empresa, também requer um olhar para fora, buscando fornecedores e negociando para que você encontre maneiras de reduzir custos sem perder qualidade

Eliminar o excesso de produtos, observar o vencimento dos materiais e classificar materiais são algumas ações práticas a serem realizadas. Assim, é possível ter benefícios como otimização do espaço físico e conhecimento sobre oferta e demanda, que impactam diretamente na redução de custos


Tecnologia e inovação 

Nada melhor do que contar com o suporte da tecnologia para reduzir custos!

Já sabemos que a impressão física de arquivos gera despesas para a empresa e que o uso da “nuvem” para salvar e arquivar documentos impacta substancialmente nessa economia. 

Para instalações físicas não é diferente: por meio da inovação, a tecnologia pode proporcionar ainda mais redução de despesas. Um exemplo é referente à iluminação.

Ao trocar as luminárias convencionais por luminárias de LED, é possível gerar uma economia na conta de energia, na manutenção e na mão de obra envolvida nesse processo. 

Esses benefícios se estendem à segurança, já que a luminária de LED - quando de alta qualidade - também aumenta a proteção contra incêndios. 

Uma gestão recorrente, buscando antecipar possíveis problemas e situações para solucioná-las, faz toda diferença na redução de custos da empresa. 

Esteja sempre informado sobre dicas e conteúdos que ajudam você a otimizar a produtividade da empresa: assine nossa newsletter e nos acompanhe nas redes sociais! 

Veja também:
Notícias
Conheça a história da Zagonel
Ler mais
Notícias
5 perguntas para fazer antes de fechar com um fornecedor de iluminação
Ler mais
Notícias
Por que trabalhar com fornecedores de confiança?
Ler mais