Notícias
Qual a importância de projetos luminotécnicos?
Notícias

Qual a importância de projetos luminotécnicos?

Os projetos luminotécnicos surgiram há alguns anos com a função de solucionar problemas na iluminação de forma eficiente, esteticamente agradável e econômica. 

Eles consistem no estudo da implementação e utilização da luz artificial ideal para qualquer local, sejam eles internos ou externos trazendo benefícios ao ambiente e aos seus usuários.

Você sabe o que é um projeto luminotécnico e qual sua importância? Se a resposta for não, continue lendo este conteúdo e fique por dentro deste assunto.


O que são projetos luminotécnicos?

Um projeto luminotécnico é um estudo, análise e planejamento feito por um profissional sobre a função dos ambientes e a quantidade de luz necessária para aquele espaço, através de cálculo do nível de iluminação para um conforto visual. 

A partir disso, o projeto é elaborado por um arquiteto ou designer de interiores. Esse projeto leva em consideração fatores como a medida do pé direito do ambiente, cores das paredes e dos pisos, potência das lâmpadas, luminária ideal, e claro, para o que o ambiente será utilizado. 

Este projeto pode combinar luz artificial e luz natural, gerando maior conforto, funcionalidade e economia aos espaços. 

As luzes utilizadas são projetadas também para mudar de acordo com a necessidade do usuário, ou seja, por meio de formas diferentes de iluminação, o ambiente torna-se adequado para diversas tarefas, mudando apenas o efeito da luz.


Quais as vantagens de um projeto luminotécnico?

Um ambiente aconchegante e agradável faz toda a diferença na experiência dos usuários, seja em projetos comerciais ou residenciais. 

Engana-se quem pensa que projetos luminotécnicos têm como fator principal a estética dos ambientes. Eles vão muito além disso.

A iluminação em ambientes comerciais comunica sobre a marca ao público, e pode influenciar diretamente nas vendas do estabelecimento, para bem ou para mal. 

No âmbito comercial, além das questões funcionais de uma boa iluminação, existem fatores ligados à percepção psicológica capaz de induzir um cliente à compra pela ambiência. 

O projeto luminotécnico pode melhorar a experiência do consumidor na loja, tornando-a mais atrativa, agradável e memorável. 

Além disso, um estudo da iluminação adequada ao ambiente ajuda a reduzir custos na conta de luz, o que impacta diretamente nas questões financeiras da empresa.

O projeto luminotécnico trará diversos benefícios ao ambiente, como conforto visual que contribuirá com a sensação de bem estar e acolhimento. 

Trabalhar em um ambiente com iluminação insuficiente ou intensa pode diminuir a produtividade e aumentar problemas de visão, irritabilidade e estresse.

A realização desses projetos agrega valor também ao seu imóvel, e valoriza seus detalhes arquitetônicos, podendo ser realizado com iluminação direta, difusa, iluminação de tarefa, luz de destaque, luz de efeito ou decorativa. 

Luminárias de LED geralmente são a escolha perfeita para essas situações.


Projetos luminotécnicos e a Zagonel

A Eletro Zagonel está neste mercado há mais de 30 anos. Uma empresa 100% brasileira que foi pioneira em diversos nichos dentro desse segmento, ganhando reconhecimento por sua trajetória.

Com anos nesta caminhada, sabemos os problemas que podem ser desencadeados por estudos e trabalhos mal elaborados. 

É por isso que, além de fabricar e comercializar luminárias de LED, que apresentam vantagens como vida útil longa, economia no consumo de energia elétrica e luminosidade ideal, possuímos uma equipe própria de projetistas para fazer todo o estudo luminotécnico e payback do investimento. 

Seguimos desenvolvendo e fabricando produtos com alta qualidade, investindo na melhoria de nossos produtos e serviços, para oferecer soluções sob medida para vocês, nossos clientes.

Em uma empresa, uma luminosidade insuficiente prejudica o bem-estar dos funcionários.

Isso significa a dificuldade na execução das tarefas, podendo ocasionar acidentes de trabalho. 

Da mesma forma, o outro extremo não é positivo. A luminosidade excessiva leva ao desperdício de energia elétrica e ao aumento dos custos. 

Entre em contato com a nossa equipe, diminua custos e aumente a eficiência.

Quer saber Como é fabricado o LED para iluminação profissional? Leia o conteúdo no nosso blog clicando aqui



Veja também:
Notícias
Iluminação em ambientes industriais e comerciais: Qual sua influência na produtividade e qualidade
Ler mais
Notícias
Iluminação comercial: conheça seus benefícios
Ler mais
Notícias
Como é fabricado o LED para iluminação profissional?
Ler mais