Notícias
Por que trabalhar com fornecedores de confiança?
Notícias

Por que trabalhar com fornecedores de confiança?

Entre muitos desafios enfrentados diariamente pelas empresas, a busca por fornecedores de confiança, que estabeleçam uma relação em que haja uma parceria de “ganha-ganha”, é um dos que toma mais tempo dos gestores. 

Com uma gama cada vez maior de opções de empresas que fornecem produtos e serviços, a decisão se torna mais difícil, já que é importante olhar de maneira mais ampla, observando fatores que, até então, não eram tão decisivos.  

Assim, quanto mais informações, mais fácil e, é claro, melhor a decisão a ser tomada! 


Alinhamento interno de processos

Antes de efetivamente iniciar a busca por fornecedores de confiança, a tarefa começa dentro de casa: é preciso que a sua empresa tenha processos claros e fluxos alinhados.  Esse diagnóstico permite compreender qual o perfil de fornecedor que melhor se encaixa às necessidades da sua empresa. 

A organização interna permite que haja agilidade e transparência com fornecedores externos, impactando na redução de custos e também na manutenção da qualidade. 

Uma política de relacionamento com fornecedores também é uma excelente forma de ter em vista o que é importante considerar ao fechar uma parceria. 


Reputação de mercado 

Com a casa organizada, é hora de ir à procura de fornecedores de confiança no segmento de produtos e serviços que sua empresa precisa. 

Tradição, trajetória, posicionamento de mercado, experiência e bom relacionamento com seu público são alguns dos fatores que contribuem para a reputação de mercado e que servem como base de pesquisa.  

Conversas com outros gestores que já se relacionaram com os fornecedores que você está pesquisando para compreender como foi a experiência são importantes. Pergunte quais dificuldades eles encontraram, como o fornecedor solucionou problemas (caso tenham ocorrido), como foi o processo de negociação: isso tudo fornecerá informações mais concisas, que vão ajudá-lo a decidir. 

Procure por cases que trazem informações sobre como a empresa atuou no projeto de seus clientes: isso também ajuda a analisar a confiabilidade e o envolvimento do fornecedor. 


Experiência de mercado e qualidade de entrega

No início, falamos sobre como o mercado tem oferecido muitas opções de fornecedores em diversas áreas. Junto a isso, surgem muitas dúvidas: é melhor contratar uma empresa nova ou apostar em empresas já consolidadas no mercado?

Sem dúvidas, a expertise de quem já atua no ramo e é conhecido por seu comprometimento com a qualidade são sempre requisitos que ajudam a validar uma boa parceria. Optar por fornecedores que, além de seu histórico, também prezam pela inovação constante em seus processos e produtos, é uma garantia de boa escolha. 

Tecnologia de ponta, sustentabilidade e alinhamento com tendências são diferenciais competitivos essenciais.


Vá além do preço

Já falamos aqui no blog sobre como o barato pode sair caro quando o assunto é qualidade. Colocar o preço acima de tudo para definir um fornecedor de confiança é sempre um grande risco. 

Por exemplo, nos casos de fornecedores para a iluminação - seja para um projeto novo, seja para a troca da atual iluminação dos espaços -, qualidade e segurança devem estar no topo da lista. Afinal, quanto menos manutenções e reparos, proporcionalmente menor serão as despesas.

Um fornecedor de confiança busca, antes de falar sobre preço, entender a necessidade da sua empresa, faz um diagnóstico do que é realmente necessário e apresenta isso a você. Isso proporciona tranquilidade na hora de fechar negócio, sabendo que sua empresa estará em boas mãos. 

Quanto aos fatores comerciais, certifique-se de que os fornecedores deixem claro suas condições comerciais e que, principalmente, honrem com suas entregas. 

Lembre-se que, no momento da negociação, o propósito é conquistar a sua empresa. Mas, a dedicação no pós-venda é ainda mais importante, afinal de contas, é nesse momento que o fornecedor comprova sua maturidade de mercado.  


Processo de produção e logística de entrega 

Conhecer o processo de produção do fornecedor, entendendo sua capacidade produtiva também é essencial. Assim, você saberá como eles organizam seus pedidos para poder também verificar se ela consegue atender a sua demanda. 

O controle sobre as etapas de produção também é importante: quanto mais a empresa centralizar a produção, melhor será o controle de qualidade. Além disso, essa prática também impacta na precificação, que tende a ser menor, melhorando o custo-benefício

Além da qualidade e da segurança, a logística de entrega do produto adquirido com o fornecedor é de igual importância. Tenha certeza de que a empresa contratada cumpre prazos, fornece informações sobre cada etapa da entrega e também dá suporte após o recebimento do produto.

Quando se trata de luminárias, a logística precisa ainda mais de atenção, no sentido de não comprometer a estrutura do produto para que ele chegue sem avarias ao destino final. 

Trabalhar com fornecedores de confiança é essencial para que você tenha tranquilidade, desempenho e sucesso na sua empresa! 

Veja também:
Notícias
Conheça a história da Zagonel
Ler mais
Notícias
5 perguntas para fazer antes de fechar com um fornecedor de iluminação
Ler mais
Notícias
Agregando valor e reduzindo custos de manutenção com a Zagonel
Ler mais