Notícias
Luminárias LED e a importância de um estudo luminotécnico
Notícias

Luminárias LED e a importância de um estudo luminotécnico

A iluminação LED industrial vem sendo cada vez mais adotada e sua implantação depende de um bom estudo luminotécnico. Saiba porque lendo o post!

 

A eficiência energética na indústria é cada vez mais uma necessidade, principalmente em tempos de indústria 4.0. Diminuir os gastos com energia elétrica para baixar os custos operacionais contribui de modo significativo para aumentar a competitividade das empresas, independente de sua área de atuação.

Atualmente, a tecnologia LED é o que existe de mais moderno no mercado em termos de eficiência energética, por isso ela vem sendo cada vez mais utilizada, tanto pelo setor industrial, quanto em outras empresas, em espaços públicos, prédios, casas e condomínios residenciais.

Além de representar economia no consumo de energia elétrica, o sistema LED também é ecologicamente correto, pois não possui mercúrio ou metais pesados em sua composição, permitindo a reciclagem de quase 100% dos seus componentes.

No setor corporativo, uma iluminação adequada às necessidades de cada um dos ambientes de trabalho contribui para evitar o cansaço visual, melhora o bem estar dos colaboradores e evita acidentes.

Talvez você já tenha percebido que está perdendo dinheiro com um sistema de iluminação obsoleto na sua empresa. Mas, antes de realizar qualquer mudança, é necessário contar com um profissional competente para realizar um bom estudo luminotécnico.


Iluminação LED industrial: primeiro passo é realizar um estudo luminotécnico

Você já parou para pensar nos impactos positivos que a modernização do sistema de iluminação pode trazer para a sua empresa? Não seria ótimo contar com ambientes iluminados adequadamente, com um consumo menor de energia?

De fato, a eficiência energética na indústria é um fator muito importante quando o assunto é redução de custos. Porém, antes de mais nada, é preciso contar com um profissional qualificado para realizar um estudo luminotécnico dos ambientes.

O estudo luminotécnico nada mais é do que um levantamento sobre as necessidades de iluminação de cada ambiente, considerando fatores como iluminação natural, funcionalidade e economia no consumo de energia elétrica.

Continue a leitura e entenda os benefícios básicos de um projeto ou estudo luminotécnico!


Vantagens de realizar um estudo luminotécnico

Basicamente, um bom projeto ou estudo para iluminação industrial tem os seguintes objetivos:

  • iluminar os ambientes respeitando as normas técnicas em vigência e seguindo todas as recomendações para obter uma luminosidade adequada;
  • garantir a segurança e bem estar nos ambientes, tornando-os mais produtivos;
  • assegurar a economia no consumo de energia, usando luminárias adequadas a cada um dos ambientes para evitar a falta ou excesso de luminosidade.

De que forma é feito um estudo luminotécnico?

Para desenvolver um projeto luminotécnico é preciso considerar:

  • a intensidade de luz adequada para cada ambiente;
  • a utilização da luz natural aliada à luz artificial;
  • elaboração do cálculo luminotécnico para garantir bem estar visual.

Para realizar o cálculo luminotécnico, é preciso analisar os seguintes fatores:

  • consumo de energia e automação;
  • projeto arquitetônico;
  • normas técnicas a que está sujeito o tipo de operação;
  • especificidades para o tipo de instalação;
  • distribuição do mobiliário.

Assim, é possível saber quais são as reais necessidades dos ambientes e determinar a quantidade de pontos e os tipos de luminária que serão utilizados.


Eletro Zagonel desenvolve projeto luminotécnico

Além de fabricar e comercializa luminárias de LED, que apresentam vantagens como vida útil longa, economia no consumo de energia elétrica e luminosidade ideal, a Eletro Zagonel possui equipe própria de projetistas para fazer todo o estudo luminotécnico e payback do investimento.

Com mais de 30 anos de atuação e reconhecimento no mercado, a Zagonel é uma empresa 100% brasileira que sabe que a ausência de um estudo ou um estudo mal elaborado podem resultar em uma série de problemas nas áreas de trabalho.

Uma luminosidade insuficiente, por exemplo, prejudica o bem estar dos funcionários, dificulta a execução dos tarefas e pode ocasionar acidentes de trabalho, da mesma forma que luminosidade excessiva leva ao desperdício de energia elétrica e ao aumento dos custos. 

Para seguir desenvolvendo e fabricando produtos com alta qualidade, a Eletro Zagonel investe de modo permanente na melhoria de seus produtos e serviços, visando oferecer soluções sob medida para os seus clientes.

Se você está interessado em diminuir seus custos com energia elétrica, aumentando a eficiência energética na sua empresa ou residência, entre em contato conosco!

E aproveite que está aqui para baixar o ebook que traz os resultados de um estudo luminotécnico com o uso de luminárias LED!

Veja também:
Notícias
Iluminação comercial: conheça seus benefícios
Ler mais
Notícias
Qual a importância de projetos luminotécnicos?
Ler mais
Notícias
Como é fabricado o LED para iluminação profissional?
Ler mais