Notícias
Iluminação em ambientes industriais e comerciais: Qual sua influência na produtividade e qualidade
Notícias

Iluminação em ambientes industriais e comerciais: Qual sua influência na produtividade e qualidade

É de conhecimento geral que a iluminação influencia em diversos fatores e não se restringe somente a trazer luz ao ambiente.

Em ambientes comerciais, ela é responsável pela forma como o consumidor irá ver a sua marca, influenciando até mesmo na decisão de compra.

Um ambiente com a iluminação adequada gera em seus usuários uma sensação de conforto e bem-estar, e quando ligada a empresas pode ser uma forma de diferenciar seu negócio.

Leia o artigo Iluminação comercial: conheça seus benefícios.

No post de hoje, vamos falar sobre a importância da iluminação em ambientes industriais e comerciais, assim como ela afeta o bem-estar dos colaboradores e, consequentemente, a qualidade e produção.


Iluminação e sua influência na produtividade e qualidade do ambiente de trabalho. 

Quando pensamos somente na questão de iluminar o ambiente, a luz branca é a mais recomendada, principalmente no setor industrial. 

Entretanto, apesar da sua intensidade e eficiência luminosa, esse modelo pode não ser o mais eficaz quando pensamos em qualidade de vida.

Isso acontece por se tratar de uma luz direta, que não traz conforto às pessoas expostas a ela por períodos maiores de tempo. 

Levando em consideração o bem-estar dos usuários daquele ambiente, o indicado é combinar iluminação artificial com iluminação natural, entregando, assim, o conforto necessário aos colaboradores. 

Uma iluminação inadequada pode gerar diversos problemas à saúde. Alguns desses são fadiga visual, causada na maioria das vezes por excesso ou insuficiência de luz, além de irritação nos olhos, que tem como principais sintomas ardor, vermelhidão e lacrimejamento.

Um ambiente de trabalho com iluminação inadequada pode causar ainda cefaleia e, dependendo da quantidade de tempo em que o indivíduo passará neste local, sua capacidade visual poderá diminuir permanentemente.

Outros problemas que podem afetar a saúde dos colaboradores são distúrbios emocionais, pois a luz interfere no nosso organismo, e está ligada diretamente a nossa glândula pineal, responsável por produzir o hormônio do sono. 

Quando inseridos em ambientes pouco iluminados, as pessoas tendem a ficar cansadas, e consequentemente não conseguem render em suas funções, devido ao fato da melatonina ser produzida em menor quantidade.

Além de interferir no desempenho do profissional, uma iluminação ineficiente diminui a percepção de detalhes, abrindo precedentes para um número maior de erros e acidentes do trabalho.

Já em ambientes com uma iluminação adequada, a produção desse hormônio ocorre em boa quantidade, gerando uma sensação de disposição e ânimo e aumentando a produtividade. 


Norma Regulamentadora

Os parâmetros estabelecidos pela NR-17 determinam a quantidade mínima de iluminação para diversas atividades.

Na Norma Regulamentadora consta que em todos os locais de trabalho deve haver iluminação adequada, e que a iluminação geral deve ser uniformemente distribuída e difusa, instalada de forma a evitar ofuscamento, reflexos incômodos, sombras e contrastes excessivos.

A Norma aborda ainda os níveis mínimos de iluminação através dos valores registrados no INMETRO e que a medição deve ser feita por meio de luxímetro com fotocélula corrigida para a sensibilidade do olho humano.


Tonalidade da luz e sensações que ela desperta

Um aspecto que não pode ser deixado de lado no momento de escolher uma iluminação adequada para o local de trabalho industrial e comercial é a corda luz.

A tonalidade da luz, considerando lâmpadas brancas e amarelas, afeta diretamente as pessoas expostas àquela iluminação. 

Essa tonalidade é chamada de temperatura da cor e é medida em graus Kelvin.  As temperaturas de cor tratam do tom da luz que a lâmpada emite, e não tem relação com o calor que elas produzem.

Esteja atento no momento de escolher qual a tonalidade de luz adequada para o seu negócio. Tom branco avermelhado, por exemplo, pode ser indicado para recepção de consultórios médicos ou spas, pois despertam uma sensação de calma e conforto.

Já as lâmpadas com tom branco amarelado lembram a sensação que temos ao ver a luz do dia, despertando a concentração em um nível exato. Podemos encontrar esse tom em lojas e pontos comerciais.

O tom branco azulado desperta uma atenção maior no nosso cérebro, sendo utilizadas em locais como indústrias e salas de cirurgias de hospitais.

Viu só como a iluminação é extremamente importante? Principalmente no comércio e indústrias. Uma solução para esse problema é utilizar modelos de luminárias de LED em combinação com luz natural. 

Essa dupla irá assegurar bem-estar, produtividade e saúde dos colaboradores, aliados à economia, custo/benefício e cuidados com o meio ambiente proporcionados pela iluminação de LED.

A luminosidade dos modelos de LED é capaz de melhorar a precisão e qualidade do trabalho. Em ambientes comerciais, como mercados, ela colabora ainda com a conservação de alimentos perecíveis, que eram afetados pelo calor gerado por modelos convencionais.

Projetos luminotécnicos são um excelente investimento para que a iluminação da sua indústria ou comércio esteja adequada às normas, às necessidades do ambiente e prezando pela qualidade do local de trabalho dos colaboradores.

Leia nosso artigo Qual a importância de projetos luminotécnicos?

A Zagonel trabalha com uma linha completa de iluminação comercial, desenvolvida especialmente para atender as necessidades do seu negócio. Conheça nossa linha comercial aqui.

Veja também:
Notícias
Iluminação comercial: conheça seus benefícios
Ler mais
Notícias
Qual a importância de projetos luminotécnicos?
Ler mais
Notícias
Como é fabricado o LED para iluminação profissional?
Ler mais