Como é fabricado o LED para iluminação profissional?
As luminárias de LED ganharam espaço no mercado da iluminação, tanto residencial quanto comercial por suas inúmeras vantagens. A qualidade entregue nesse produto inicia na sua fabricação, e garante máxima eficiência.
Saiba mais no artigo a seguir.
Processo de fabricação
O sucesso das luminárias de LED no mercado se deu por suas diversas qualidades, principalmente quando comparadas às lâmpadas convencionais fluorescentes e incandescentes.
Para garantir essas vantagens a qualidade entregue no produto final passa por todos os estágios, iniciando na fabricação desses modelos.
Além do vasto número de formas e cores, esses modelos podem usar combinações de materiais diferentes em sua formação.
Um dos materiais mais interessantes para essa composição é o poliuretano, com o qual se pode construir luminárias e peças de formato inusitado contendo LED's no interior, além de ser um material de isolamento para água, ele possui resistência ao calor.
O LED é um diodo que quando percorrido por uma corrente elétrica é capaz de emitir luz. O diodo é um componente eletrônico, feito de germânio ou silício, que conduz corrente elétrica apenas em uma polarização.
O LED é um componente eletrônico semicondutor, composto de cristal semicondutor de silício ou germânio.
A transformação de energia elétrica em luz que as luminárias de LED possuem é diferente da que ocorre em lâmpadas incandescentes.
Lâmpadas incandescentes convencionais utilizam um filamento metálico, enquanto que nos LEDs essa transformação é feita em matéria, sendo chamada de estado sólido.
O componente mais importante de um LED é o chip semicondutor, responsável pela geração de luz.
O processo de fabricação é extremamente importante e decisivo para a qualidade do material que será entregue.
Por esse motivo a Zagonel desenvolve e fabrica produtos com alta qualidade, investindo constantemente na melhoria de seus processos produtivos e atualização constante de produtos.
Utilização do LED
Entre as vantagens da utilização de luminárias de LED, principalmente em momentos de crise como os que estamos enfrentando, a economia gerada por esse modelo acaba destacando-se como um grande benefício na sua utilização.
Além da economia de energia elétrica, por se tratar de um produto que transforma toda a eletricidade que passa por ele em luz e não produz calor, os custos com trocas e manutenção também acabam sendo reduzidos.
Isso acontece tendo em vista que a durabilidade dessas lâmpadas é superior a de modelos convencionais.
Leia o artigo Como a iluminação LED te ajuda a economizar? e entenda mais sobre esse processo.
As lâmpadas de LED ajudam ainda na preservação do meio ambiente, por serem totalmente recicláveis e não possuírem metais pesados em sua composição.
Esses modelos são indicados ainda para projetos luminotécnicos, que têm como objetivo solucionar problemas na iluminação de forma eficiente, esteticamente agradável e econômica, aproveitando e evidenciando o melhor dos ambientes.
Tipos de LEDs
Algumas das variações desses modelos são os LEDS difusos, de alto brilho, fitas, bicolores, RGB ou tricolores, SMD e matriz.
Os LEDS difusos possuem uma luz espalhada, com o objetivo de ser mais uniforme no decorrer da superfície do LED, podendo ser controlados os pontos com maior e menor luminosidade.
LED alto brilho possui uma potência luminosa maior, o que aumenta a luminosidade e a concentração da luz.
As fitas, como o nome sugere, são extensões de vários LEDs minúsculos.
LEDs bicolores podem ser difusos ou transparentes, e possuem duas cores ou a combinação de duas cores para formar uma terceira cor.
LEDs RGB ou tricolores possuem três cores, sendo elas: vermelho, verde e azul.
SMD são os LEDs usados nas fitas, podem ser difusos, transparentes ou tricolores.
Matriz de LEDs são conjuntos de usados em linhas ou colunas. Podem ser difusos, tricolores ou transparentes.
A quantidade de iluminação do LED sempre é medida em lúmens, e seu tempo de vida útil é influenciado pelo local e maneira de utilização.
Fabricação de drivers
A Zagonel é pioneira na fabricação de drivers com proteção de sobrecorrente e sobretensão. Essa peça é indispensável para o bom funcionamento do sistema LED.
Os drivers são essenciais para assegurar que a corrente irá circular na luminária sem o risco de sobrecargas, sem danificar.
Acesse nosso blog e tenha acesso a diversos conteúdos sobre os benefícios da iluminação de LED, onde e como ela pode ser utilizada clicando aqui.