Notícias
A iluminação profissional como item de conforto.
Notícias

A iluminação profissional como item de conforto.

Sentir-se confortável em um ambiente é primordial, pois o oposto pode afetar seu desempenho, qualidade de vida, e consequentemente sua saúde.


Diversos fatores influenciam na construção de um ambiente agradável e confortável e devem ser previstos nas fases iniciais do projeto, como conforto térmico, acústico, visual e lumínico. É em torno desses últimos que gira o conteúdo a seguir. Confira.


Iluminação profissional: conforto lumínico e visual


Quando falamos em conforto lumínico, estamos nos referindo à iluminação correta dos ambientes, em uma combinação entre iluminação natural e artificial. Chegar a um conforto lumínico não é tão simples quanto parece, e um excelente aliado para alcançar este equilíbrio são os projetos luminotécnicos.


O conforto visual está relacionado às sensações que o ambiente irá proporcionar aos seus usuários, e está alinhado ao conforto lumínico, já que, sem este primeiro, não é possível chegar ao conforto visual. Além da iluminação, outros pontos que fazem parte da composição do conforto visual são: decoração, mobília, cores e texturas.


Apesar de estarem ganhando uma atenção e visibilidade maior nos últimos anos, esses assuntos ainda não são levados em consideração em diversos projetos, afetando a qualidade de vida das pessoas que utilizam os ambientes, principalmente quando falamos sobre ambientes comerciais e industriais.


Iluminação profissional e ergonomia

 

A ergonomia é um conjunto de regras e procedimentos que visam os cuidados com a saúde do colaborador, e são realidade no dia a dia das organizações. Estar de acordo com essas regras é extremamente necessário, correndo risco de penalizações em caso de não cumprimento.

Dentre essas regras encontra-se a iluminação dos ambientes. A quantidade de luminosidade adequada para o exercício das atividades profissionais com segurança e qualidade de vida dos colaboradores é um fator determinante para a ergonomia, amparado pela NR-17, que estabelece as normativas que devem ser seguidas. 

Saiba mais sobre a influência da Iluminação na produtividade e qualidade do trabalho desenvolvido em em ambientes industriais e comerciais.

Além da NR-17, a NHO11, de 2018, também estabelece critérios para a avaliação dos níveis de iluminação nos ambientes de trabalho. Os parâmetros qualitativos indicados para o ambiente de trabalho também estão relacionados à segurança e saúde dos profissionais, proporcionando uma harmonização em relação aos níveis mínimos de iluminação a serem observados nos ambientes internos de trabalho.

Sobre a NHO11, podemos destacar a incorporação de um tópico destinado a uma avaliação preliminar onde são considerados aspectos importantes para a segurança e desempenho dos sistemas de iluminação como o contraste, aparência de cor, sombras excessivas, ofuscamento, cintilação, efeito estroboscópico e direcionalidade, entre outros.


Iluminação profissional e projetos luminotécnicos 

Para contribuir com a ergonomia dos ambientes, os projetos luminotécnicos podem ser grandes aliados, ajudando a chegar ao índice correto de iluminação e gerar conforto visual. 

Projetos luminotécnicos são estudos realizados para identificar a quantidade de luz necessária para determinado espaço, através de cálculos. 

 

De modo geral, projetos luminotécnicos combinam luz artificial e luz natural, entregando o máximo de eficiência e  chegando dessa forma ao conforto visual, funcionalidade e economia e são primordiais para planejar corretamente a iluminação de um ambiente

 

Iluminação profissional: a escolha das lâmpadas

 

A escolha das luminárias que serão utilizadas no projeto é uma etapa importante para alcançar o resultado esperado. Para obter o conforto visual adequado deve ser utilizada iluminação profissional, para que as luminárias reproduzam adequadamente as funções propostas no projeto.

 

Luminárias que evitam o ofuscamento direto ou indireto são uma boa saída nesses casos, pois tanto o excesso quanto a falta de iluminação afetam diretamente a saúde das pessoas que utilizam estes ambientes.

 

Quando pensamos em ambientes comerciais e industriais, uma iluminação inadequada pode causar, entre outros problemas de saúde, cefaléia e diminuição da capacidade visual permanentemente.

 

Para reduzir o ofuscamento

 

Não centralizar a iluminação em um único ponto é o primeiro passo para atingir o conforto visual exato. Para isso utilizar luminárias que possuam barreira entre a fonte luminosa e o olho é uma técnica infalível. 

 

Outro ponto que deve ser considerado é de nunca posicionar a fonte luminosa na linha da visão dos usuários do ambiente. Além disso, evitar superfícies altamente refletoras, como espelhos, pode contribuir para atingir o conforto visual ideal.

 

Tecnologia LED e conforto visual

As luminárias LED trouxeram uma nova tecnologia para o mercado de iluminação, antes liderado pelos modelos fluorescentes e incandescentes. O espaço conquistado é resultado de diversos benefícios apresentados por esse modelo, superiores aos das luminárias convencionais.

Os benefícios começam na fabricação das luminárias, que são, em sua maioria compostas por poliuretano, um material de isolamento para água que  possui resistência ao calor.

O diodo é um componente eletrônico, feito de germânio ou silício, que conduz corrente elétrica apenas em uma polarização, e é dele que é composto o LED, um componente eletrônico semicondutor.

O processo de fabricação é extremamente importante e decisivo para a qualidade do material que será entregue, e para que entregue todas as vantagens na sua utilização, como economia de energia elétrica.

 

Luminosidade ideal

Usar lâmpadas com cores frias, em tons branco azulados, é uma forma de otimizar a iluminação sem perder conforto visual e lumínico. 

Luminárias com cores quentes, como branco amareladas, tendem ao relaxamento e sonolência, por esse motivo devem ser evitadas em ambientes de trabalho, onde a produtividade precisa estar aflorada.

Modelos suspensos são boas opções, pois deixam o ambiente mais iluminado e menos cansativo, não afetando a saúde dos usuários. A utilização de cores claras para a pintura dos ambientes contribui para a iluminação.

Para mais conteúdos como esse acesse nosso blog.



Veja também:
Notícias
Como a Zagonel te ajuda a economizar?
Ler mais
Notícias
Dicas para reduzir gastos na sua empresa
Ler mais
Eventos
Aprenda a diminuir os gastos desnecessários
Ler mais