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5 perguntas para fazer antes de fechar com um fornecedor de iluminação
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5 perguntas para fazer antes de fechar com um fornecedor de iluminação

Escolher um fornecedor para criar uma parceria de sucesso com a sua empresa é sempre um grande desafio. É preciso escolher empresas que estejam alinhadas com as suas necessidades e que também possuam qualidade e diferenciais competitivos

Quando a tarefa é escolher um fornecedor de iluminação profissional, seja para a troca ou para a instalação inicial das luminárias da sua empresa, a tarefa geralmente está com os engenheiros.

Esses profissionais estão sempre antenados com as novidades do mercado e também buscam opções de empresas de confiança e que tenham excelente reputação no mercado. 

Vale lembrar que a redução de custos é essencial, mas desde que não haja prejuízos na qualidade e na procedência dos produtos.

Porém, sempre surgem algumas dúvidas nesse momento e, antes de bater o martelo no fechamento da parceria, é importante ficar atento a algumas situações que podem diminuir o risco de problemas futuros

Nós selecionamos 5 perguntas para fazer antes de fechar com um fornecedor de iluminação. Confira! 


Qual a durabilidade dos produtos?

O investimento inicial feito com o fornecedor de iluminação profissional precisa ter uma vida útil considerável para que o custo-benefício valha a pena. As luminárias de LED naturalmente duram mais, sendo, de início, uma excelente escolha. 

No entanto, é importante ressaltar que existem diferenças entre as luminárias de LED: assim, conhecer o processo de fabricação dos produtos, acertar os detalhes sobre as especificações técnicas e, é claro, estar atento à durabilidade das luminárias é um item que não pode passar em branco no checklist.

Esse cuidado vai fazer diferença na qualidade da iluminação no dia a dia da sua empresa! 


Qual a tecnologia utilizada para desenvolvimento dos produtos?

Como falamos anteriormente, luminárias de LED existem aos montes no mercado. No entanto, elas têm diferenças entre si que impactam diretamente no conforto da iluminação profissional, que é um diferencial essencial para o seu negócio. 

Um bom fornecedor de iluminação precisa ser transparente e repassar a você como o produto é desenvolvido, quais etapas são seguidas, quais materiais e processos são utilizados e também porque a empresa escolheu esse caminho para desenvolver suas luminárias. 

Esse conhecimento técnico oferece confiança e dá um respaldo importante para que você feche uma parceria que realmente seja lucrativa e traga bons resultados para a sua empresa. 


Como funciona a assistência técnica da empresa?

Um bom negócio não termina quando a parceria se concretiza; na verdade, ela começa nesse momento e, principalmente, na hora do aperto.

É claro que a premissa básica é escolher um fornecedor de iluminação profissional que tenha presença de mercado e seja reconhecido pela qualidade dos seus produtos. 

No entanto, ninguém está livre de passar por situações que requerem um suporte técnico para resolução de problemas. 

Assim, antes de fechar com a empresa, vale a pena pedir um relato do fornecedor sobre como é a assistência técnica, qual o tempo médio de atendimento, se conta com parceiros em alguma etapa do suporte, quais os canais de atendimento para abertura de chamados, entre outras questões.

Também é imprescindível entrar em contato com outras empresas que já tenham acionado a assistência técnica do fornecedor de iluminação para entender a visão delas a respeito desse apoio. 

Empresas de confiança se preocupam com essa questão e estão abertas a ajudar sempre! 

Um artigo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) salienta que “o consumidor exige, cada vez mais, um serviço de assistência que lhe dê a tranquilidade de que aquilo que adquiriu, além de atender suas necessidades, será devidamente reparado caso apresente algum problema durante o seu uso.” 

E não se trata apenas da relação entre consumidor final e empresa: essa máxima vale também para as parcerias B2B. 


Qual o prazo de entrega dos produtos adquiridos? 

Há muitos casos em que o fornecedor tem um suporte incrível para fechamento de negócios, assistência técnica rápida e eficiente em caso de problemas, mas tem dificuldade em cumprir o prazo de entrega dos produtos adquiridos. 

A garantia de um processo de logística rápido, organizado e seguro também é um requisito muito importante na hora de fechar com um fornecedor de iluminação

Pesquise quais os parceiros de transporte que a empresa utiliza para enviar seus produtos e saiba também qual sua preocupação com a integridade na entrega das luminárias, que precisam de cuidados especiais para não sofrerem avarias. 

O alinhamento do prazo de entrega pode ser decisivo! Por exemplo, se o projeto está em andamento e é necessário instalar as luminárias antes de dar continuidade a outras etapas, a data de entrega necessita ser cumprida para não atrasar o restante do trabalho.

Lembre-se: atraso na entrega também é sinônimo de desperdício de investimento!


A empresa faz o estudo do projeto luminotécnico?

Um bom fornecedor de iluminação também se interessa e precisa ter conhecimento sobre projetos luminotécnicos. Esse diferencial auxilia na atuação da empresa, para disponibilizar produtos que proporcionem qualidade, beleza e bom desempenho. 

O estudo luminotécnico é o guia para o sucesso da instalação e, se não houver esse alinhamento entre a empresa parceira e esse documento, aumentam as chances de acontecer problemas com os produtos. 

Por fim, vale destacar que um fornecedor de iluminação também estará focado em contribuir com a redução de custos na sua empresa por meio dos produtos que ele oferece. 

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